FAQ

Frequently Asked Questions

Já fiz a minha inscrição num retiro através deste site. Como posso saber se está confirmada a minha inscrição?

No período máximo de 3 dias deverá receber um e-mail, ou contacto telefónico, com as informações necessárias para a concretização da sua inscrição.

Porquê o retiro?

Os retiros espirituais, nas suas diversas modalidades, têm sido utilizados durante séculos pelos cristãos para melhorar a sua vida espiritual. 

A Igreja Católica recomenda um retiro espiritual por ano, pode-se ler no Catecismo da Igreja Católica: "A meditação põe em acção o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Esta mobilização é necessária para aprofundar as convicções da fé, suscitar a conversão do coração e fortalecer a vontade de seguir a Cristo." #2708.

Qualquer pessoa pode fazer o retiro?

Sim, desde que tenha boa vontade.

O preço do retiro parece-me elevado. Como é determinado o preço do

retiro?

O preço do retiro é determinado pelo local em que se realiza, de forma a cobrir os custos e sem fins lucrativos. O padre que prega o retiro, bem como a pessoa encarregada pela organização da atividade, prestam a sua colaboração a título gratuito.

E quem não tem capacidade financeira para pagar o preço do retiro? 

Para quem não tem possibilidades económicas de pagar a totalidade do custo do retiro é possível candidatar-se a uma bolsa ou solicitar a modalidade de pagamento a prestações.

Como me posso candidatar a uma bolsa ou requerer um pagamento a

prestações? 

Deverá formalizar a inscrição, com um período mínimo de antecedência de 40

dias. No campo CONTACTOS  indique o tipo de apoio financeiro pretendido.

Tenho uma dieta, posso pedir um menu especial durante os 3 dias de retiro?

Sim, é possível. Nesse caso, deverá fazer a sua inscrição com um mínimo de 8 dias úteis de antecedência e indicar no campo “Outras informações” o tipo de dieta pretendido.

Porquê o silêncio?

Os dias de retiro são dias de silêncio e de recolhimento interior. O silêncio é talvez uma das mais graves carências da nossa sociedade, até ao ponto de alguns terem medo dele. Procurar o recolhimento é uma constante na história da espiritualidade, porque nesse ambiente se dá mais facilmente o encontro da alma com Deus.

Fugir do mundo?

Afastar-se do bulício, retirar-se uns dias, procurar silêncio para pensar... Não será isto fugir do mundo? Será que o mundo é mau?

Não. Um cristão deve amar apaixonadamente o mundo em que vive e os compromissos que dele decorrem. 

Uns dias de retiro são necessários para nos ajudarem a distanciar um pouco da realidade do dia a dia e para olhá-la com mais objetividade, com perspetiva sobrenatural.

Quem organiza?

Os retiros divulgados neste sítio têm em comum o facto de serem pregados por padres do Opus Dei.

Mais informações: AQUI.

Porque são separados os retiros dos homens e das mulheres? 

O facto de os retiros serem para grupos só de mulheres ou de homens resulta da opção por uma formação mais personalizada onde se procura ajustar a pregação às necessidades específicas dos participantes. Homens e mulheres possuem a mesma dignidade de filhos de Deus, são igualmente chamados à santidade. 

Como posso ajudar pessoas com necessidades económicas a inscreverem-se no retiro?

As bolsas são garantidas por benfeitores. Um retiro pode mudar uma vida e, a partir dela, uma sociedade. Assim, agradecemos todas as ajudas dos que quiserem contribuir. Para mais informações contacte-nos AQUI.